Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, foi a sede do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5). O evento, que trouxe como tema “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, reuniu, entre os dias 10 e 14 de julho, cerca de 3mil pessoas, de todos os cantos da América.
A Rede Eclesial Pan-Amazonica/REPAM esteve presente na atividade. Representaram a REPAM-Brasil Ir. Maria Irene Lopes, secretaria executiva da REPAM, Ir. Joao Gutemberg, responsável pelo eixo formação e métodos pastorais, e Pe. Dário Bossi, membro da equipe de assessores da rede.
Conferencias, oficinas, sub-assembleias, partilhas e experiências missionarias fizeram parte da programação do encontro. Segundo padre Dario, uma das propostas do congresso foi discutir, celebrar e organizar uma igreja missionária na américa. “A Igreja tem que dizer palavras corajosas, proféticas em defesa da criação, em defesa especialmente dos povos indígenas que nos ensinam tanto com respeito a integração da vida com o meio ambiente”, enfatizou Padre Dário.
A REPAM-Brasil contribuiu na atividade com uma oficina sobre missão e ecologia integral. Segundo Ir. Maria Irene Lopes foi um momento muito rico e emocionante de partilhas e trocas de experiências com pessoas de diversos países, inclusive de língua inglesa e francesa. “ Foi um momento que marcou nosso coração missionário para continuarmos nosso trabalho nas realidades que estamos inseridos”, afirmou a religiosa. Ir. Joao Gutemberg, que também contribuiu na oficina, destacou o engajamento dos participantes na atividade. Segundo Ir. João, “ a respostas foram muito animadas, comprometidas e esperançadoras”.
A delegação brasileira contou com 175 participantes de todos os 18 regionais da CNBB. Dentre eles, leigos e leigas, sacerdotes, diáconos, bispos, religiosos e religiosas e seminaristas.
Ao final da celebração de encerramento, foi anunciada a cidade sede do próximo Congresso Missionário Americano. Porto Rico, portanto, receberá o 6º Congresso em 2023.