A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) participou, entre os dias 31/10 e 1/11, no Centro Franciscano de Evangelização e Cultura, em Brasília (DF), do encontro entre movimentos sociais e organizações da sociedade civil sobre a conferência da ONU sobre o clima.
O encontro reuniu mais 40 representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e redes de diversos estados brasileiros para construir um caminho em comum à COP 28, que será realizada no fim de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e sobre as perspectivas para a COP 30, que acontecerá em Belém.
A articuladora territorial da REPAM-Brasil, Dorismeire Vasconcelos, explica que o momento teve como objetivo buscar caminhos para um trabalho coletivo, unificado e independente das organizações sociais em preparação e incidência a COP 30 no Brasil.
Durante o encontro, os participantes refletiram sobre a COP, do local ao global, e de como as organizações sociais estão vendo o cenário atual e como se inserir e dar continuidade na caminhada a caminho da COP 28 à COP 30. O cenário global e a memória da caminhada de incidência de justiça climática no Brasil e no mundo também foram alguns dos assuntos abordados.