Catedral de Nossa Senhora da Conceição – Santarém/PA – Foto: Giovanni Freire

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, está em Santarém para a instalação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém, e para dar posse ao primeiro Arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ (Congregação de São José) em missa que será realizada neste domingo, 2 de fevereiro de 2020, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9 horas da manhã.

A celebração contará com a presença de bispos dos Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres, religiosos e religiosas, leigos, autoridades e convidados. Também neste domingo, 2, Dom Irineu preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana, às 19h.

 

Igreja Particular em Santarém

Em 21 de setembro de 1903, foi erigida canonicamente a Prelazia Territorial de Santarém, com territórios desmembrados da então Diocese de Belém do Pará. A iniciativa da criação da Prelazia de Santarém foi do bispo do Pará, Dom Francisco do Rego Maia. Sua elevação à categoria de Diocese ocorreu em 16 de outubro de 1979, pelo Papa João Paulo II, passando a denominar-se Diocese de Santarém.

No dia 6 de novembro de 2019, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese, nomeando como primeiro metropolita Dom Irineu Roman, que até então era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

A Arquidiocese de Santarém também será a sede da Província Eclesiástica de Santarém, que passa a ter a seguinte formação: Arquidiocese de Santarém (sede), Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Diocese de Santarém

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário