A Secretaria Executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 3 de maio, para homenagear e se despedir do bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e ex-secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado.
Dom Joel deixa o cargo de secretário-geral e assume a presidência da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. O cargo de secretário-geral passa ao bispo de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers, eleito na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP), de 19 a 28 de abril.
Em um momento de partilha, os colaboradores da Rede agradeceram a presença e apoio do agora ex-secretário na luta pela vida da Amazônia e o presentearam com uma camiseta da Campanha Laudato Si, iniciativa que mobiliza o universo religioso para as questões intrínsecas à Carta Encíclica Laudato Si’.
Participaram também o bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista e o ecônomo da CNBB e da REPAM-Brasil, monsenhor Nereudo Freire Henrique.
A secretária executiva da Rede, Irmã Maria Irene Lopes, o parabenizou pela nova missão e agradeceu o apoio à REPAM e aos povos da Amazônia.
Dom Joel agradeceu o momento e falou sobre a experiência acompanhando o trabalho da REPAM, fazendo uma referência a sinodalidade.
“Vocês agradecem a mim e eu acho uma injustiça. Primeiro porque eu que tenho que agradecer a vocês. Aprendi muito com a REPAM por mais estranho que isso possa parecer. Inclusive, já comentei isso algumas vezes, que a experiência de Rede para mim é o futuro, em termos de organização, gestão e ação evangelizadora”, relembrou Dom Joel.
Ao final do momento de partilha, os colaboradores cumprimentaram o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e foi servido um coffee break aos convidados. A