O projeto Semeando Vidas é uma inciativa da Diocese de Grajaú e do Instituto das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho, em parceria com a REPAM-Brasil. O projeto tem mais de 40 mil indígenas de várias etnias e está sendo implementado na cidade de Itaipava do Grajaú-MA.
Tem por objetivos: Interligar os saberes e o autossustento utilizando os elementos da natureza, permitir dialogar sobre diferentes temas e saberes, fortalecer os laços da escola e família, capacitar a equipe de profissionais da educação que atuam no território.
Participam do projeto: professores(as), merendeiras, secretários, diretores, famílias indígenas, caciques das aldeias, crianças, adolescentes, jovens e adultos (vinte professoras, três professores, duas merendeiras, dois secretários, dois diretores, uma coordenadora, seis caciques, quatro voluntários, diversas mulheres, crianças e adolescentes).
“Com a ajuda da Diocese e do Instituto das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho, em parceria com a REPAM -Brasil, conseguimos viabilizar material pedagógico, alimentação, transporte e profissionais para atender 9 escolas das ALDEIAS do Território Indígena TI URUCU\JURUÁ\TUPA.
“Ainda estamos precisando adquirir 50 carteiras para as duas escolas onde as crianças se sentam no chão, tinta para pintar 3 escolas, e bolas de futebol.”
“À REPAM – gratidão.”
Estamos longe de uma qualidade na área educacional do país. Leis que só existem no papel. Art. 205 diz que a educaçãode qualidade é para todos e todas. Infelizmente não existe. DE modo a agradecer a Repam-Brasil deixo meus sentimentos de admiração e parabenizo essa parte da Igreja que mais que rezar se incomoda com tantos descasos e pratica os muitos dons do Espirito para amenizar a situação do povo de Deus.