Refletir sobre a caminhada da Rede e indicar prioridades para a próximo quadriênio à luz das reflexões sobre sinodalidade e rede é o objetivo da reunião do Comitê Ampliado da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM-Brasil), que ocorre entre os dias 16 e 17 de novembro, na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, no complexo do Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF).
Ao longo dos dois dias de encontro, mais de 50 pessoas – entre presidência da REPAM-Brasil, colaboradores, representantes dos núcleos e comitês da Rede, lideranças, secretários regionais e convidados – estarão reunidas para partilhar e refletir sobre a realidade amazônica. Este ano o evento conta com a participação, pela primeira vez, das lideranças que articulam as ações e iniciativas agroecológicas e sustentáveis nos territórios.
Além dos momentos celebrativos e de partilha, a programação conta com uma análise de conjuntura sociopolítica e eclesial e apresentação do relatório anual da REPAM-Brasil.
Segundo a Irmã Maria Irene, secretaria executiva da Rede, a partir do encontro será possível “retomar a caminhada e refletirmos enquanto rede as grandes urgências do território amazônico, avaliar as prioridades e projetar ações para os próximos anos” e convoca as lideranças a trazerem suas “propostas a partir das suas instituições e das necessidades do território”.
Rialdo Viana, coordenador de articulação da Rede, comenta a importância da iniciativa depois de dois anos sem encontros presenciais. “Oportunidade de celebrarmos a vida e o reencontro depois de dois anos de pandemia que impossibilitaram nosso encontro presencial”.
Ele destaca que refletir sobre os “objetivos e ações da REPAM-Brasil à luz daquilo que hoje clama a Amazônia com seu bioma e seus povos continua sendo uma prioridade” e que o Comitê Ampliado é uma ponte para construir essas pautas coletivamente, ouvindo os clamores dos povos amazônicos.
A abertura do encontro será transmitida ao vivo nos canais de comunicação da REPAM-Brasil, às 8 horas (horário de Brasília), e contará com a participação da presidência da REPAM-Brasil e convidados.