No mês em que se celebra dois anos do Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco, a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil divulga um roteiro celebrativo. O evento, convocado em 2017, tratou de temas da Igreja e de questões sociais e ambientais dos nove países que têm territórios na Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname.
O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. Segundo Francisco, o principal objetivo desta convocação foi refletir e buscar “novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”.
No Documento Final do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, o texto pede uma conversão que tem diferentes significados: integral, pastoral, cultural, ecológica e sinodal. Em fevereiro de 2020, o Papa Francisco lançou a exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia.
Roteiro Celebrativo
O roteiro celebrativo “Sínodo da Amazônia: dois anos de sonhos e conversões”, preparado pela equipe em vista da celebração de dois anos da realização do Sínodo, propõe um roteiro para que as comunidades, paróquias e grupos possam celebrar o Sínodo e a nossa Querida Amazônia.
Clique aqui e baixe o material