O momento reservado à preparação para o Sínodo Especial para a Amazônia, marcado para outubro do próximo ano, tem sido oportunidade de encontros e de fortalecimento do trabalho da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil. As dioceses amazônicas, suas lideranças e povos que nelas residem estão fortalecendo a união em torno de pautas comuns na defesa da vida e da criação, oportunidade também para maior articulação no trabalho da REPAM.
Em Cametá/PA, foi promovida a Roda de Conversas Saberes e Sabores Amazônicos, na qual foi possível fechar uma série de reflexões conjunturais sobre a região e aspectos históricos que marcaram a vida dos povos. A atividade fez parte da programação da reunião do Conselho Pastoral da diocese, realizado nos dias 9 e 10 de novembro. Com a apresentação da proposta de trabalho da REPAM, os participantes do Conselho de Pastoral ficaram muito animados em continuar suas ações agora abraçados e caminhando junto da REPAM.
Em Porto Velho/RO, vários agentes de Pastoral estiveram reunidos para a sistematização da escuta realizada na arquidiocese para o Sínodo Especial para a Amazônia. O encontro foi no sábado, 10.
No mesmo dia, na diocese de Rio Branco, o Conselho Diocesano de Pastoral fez reflexões sobre o Sínodo e os participantes responderam às questões propostas no documento preparatório. O encontro teve a participação do bispo local, dom Joaquín Pertiñez Fernández.
Na zona norte da capital do Amapá, as Comunidades Eclesiais de Base/CEBs reuniram-se, neste domingo, em preparação para o Sínodo e também para um Encontrão das CEBs.
Envie sua atividade em preparação para o Sínodo para repamcomunica@gmail.com