A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA) chegou à sua etapa final com a definição de 100 propostas prioritárias para o enfrentamento da emergência climática no Brasil. Fruto de um amplo processo democrático e participativo, a conferência mobilizou mais de 900 encontros em todo o país, envolvendo diretamente representantes de 2.570 municípios.
Com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª CNMA reuniu em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, 1.501 delegadas e delegados de todas as regiões do Brasil. As propostas selecionadas refletem as vozes de diversos territórios e setores da sociedade brasileira, incluindo povos tradicionais, juventudes, comunidades de fé, movimentos sociais, academia, setor privado e governos locais.
As proposições estão organizadas em cinco eixos temáticos fundamentais para o enfrentamento da crise climática:
- Mitigação
- Adaptação e Preparação para Desastres
- Justiça Climática
- Transformação Ecológica
- Governança e Educação Ambiental
Durante a plenária final, realizada na quinta-feira (8/5), foram apresentadas as 100 propostas priorizadas — 20 para cada eixo. Na sexta-feira (9/5), os participantes elegeram, dentre essas, as 10 consideradas mais urgentes e estratégicas para subsidiar políticas públicas e fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente.
Para a ministra Marina Silva, a conferência marca um novo tempo para o Brasil:
“Estamos diante de uma responsabilidade que transcende o tempo, pois diz respeito à vida das futuras gerações. E nós mesmos temos apenas o tempo da emergência. Vamos cumprir o objetivo da CNMA: fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente e enfrentar a emergência climática com justiça.”
A REPAM-Brasil reconhece e celebra esse momento como um passo importante rumo a uma transformação ecológica enraizada na justiça socioambiental, no cuidado com a Casa Comum e no protagonismo dos territórios. A conferência demonstra que há um Brasil vivo e comprometido com a construção de caminhos coletivos para enfrentar a crise climática.
Para acessar a lista completa das propostas clique aqui.