São 29 formações de curta duração em áreas como direitos humanos, liderança, educação, tecnologia e sustentabilidade
A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) divulga o projeto Esperançar, uma inciativa que conta com a parceria da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil). A ação tem como objetivo oportunizar educação a todos, por meio da oferta cursos livres, de extensão universitária, na modalidade de ensino a distância, certificados gratuitamente pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Segundo Joaquim Silva, coordenador corporativo de Pastoralidade do Grupo UBEC e responsável pelo Esperançar, o projeto tem profunda conexão com a missão da educação católica e o convite do Papa Francisco de favorecer estratégias para a promoção de processos educativos cada vez mais pertinentes para as realidades contemporâneas. “O Esperançar também se conecta com as temáticas presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da ONU, como um instrumento para ofertar educação de qualidade e contribuir com a superação de desigualdades”, afirmou.
O projeto que já beneficiou mais de 20 mil pessoas, celebra seu terceiro ano de atuação com o intuito de continuar favorecendo acesso à educação, assim como ser um sinal de esperança em meio a tantos contextos desafiadores. O Esperançar foi idealizado e almeja promover nos diversos espaços sociais e eclesiais movimentos de esperançar, de criação de novos horizontes.
O professor Humberto Silvano Contreras, representante da REPAM-Brasil na Agenda Universidades e Amazônia, fala sobre a importância da iniciativa.
Com um ambiente virtual de aprendizagem moderno e intuitivo, a iniciativa e traz 29 cursos, sendo 10 opções inéditas, além das chamadas ‘Trilhas de Aprendizagem’, que agrupam por temas os cursos relacionados e permitem ao estudante uma experiência formativa mais processual e integral.
Os cursos, de curta duração e autoinstrucionais, possuem carga horária de 15h cada. São destinados a todas as pessoas que desejam atualização e formação continuada, permitindo ampliar os conhecimentos em temas atuais e importantes para os diversos contextos da contemporaneidade, como Direitos Humanos, Educação, Projeto de Vida, Tecnologia, Sustentabilidade, Comunicação Não-Violenta, entre outros.
Acesse a plataforma Esperançar e conheça os cursos livres disponíveis.