A Universidade de Brasília (UnB) divulgou a programação do 3º Fórum Internacional sobre a Amazônia. Estudantes, docentes, servidores/as de instituições de ensino; integrantes de movimentos sociais e organizações sindicais e não governamentais da Amazônia, de diversos estados brasileiros e dos demais países da Amazônia participam, entre os dias 13 e 16 de junho, da atividade.
Contribuir na construção do conhecimento científico e na valorização de saberes; revelar a situação atual da Amazônia, os conflitos e ameaças aos seus povos, populações e ao meio ambiente, apresentar alternativas e soluções capazes de melhorar as condições de vida e trabalho e conservar a natureza e apontar os desafios da construção de uma Amazônia para os povos originários, comunidades tradicionais e para humanidade, considerando a natureza como um sujeito de direito estão entre os objetivos da terceira edição do encontro.
A atividade conta com três painéis, diversas oficinas e rodas de conversa autogestionadas, atividades culturais como exposição de arte e exibição de filmes, apresentação de trabalhos orais e de pôsteres, lançamentos de livro e uma feira popular de produtos da Amazônia.
Programação
13/06 – Terça-feira
9h – Abertura com participação de movimentos sociais, sindicais e ecológicos, povos originários, comunidades tradicionais e os poderes da República.
14h – Painel Território transformado, desigualdade e violência na Amazônia
14/06 – Quarta-feira
8h30 – Painel Crise ecológica e social e alternativas para a sustentabilidade na Amazônia
14h – Apresentação de trabalhos orais e pôsteres
18h – Atividade Cultural: Chico Mendes: A Semente da Luta
15/06 – Quinta-feira
8h30 – Painel Amazônia para seus povos e populações e para a humanidade
14h – Oficinas e rodas de conver autogestionadas
19h – Atividade Cultural: Sarau
16/06 – Sexta-feira
8h – Apresentação de trabalhos orais e pôsteres
11h – Conversa com João Moreira Salles (lançamento do livro “Arrabalde: em busca da Amazônia”)
Iniciativa
Organizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Multidisciplinares da UnB (NEAz/CEAM/UnB), em parceria com a Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil e organizações e movimentos sociais, a atividade dará continuidade aos debates ocorridos na primeira e segunda edição do Fórum, ocorrido em 2017 e 2019.