Assassinato de Bruno e Dom completa um ano nesta segunda-feira (5)
Nesta segunda-feira (5), dia em que se celebra o Meio Ambiente, completa 1 ano que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados no Vale do Javari (AM). Passado um ano dos assassinatos pouca coisa mudou na região e as comunidades ainda vivem sob insegurança.
O documentário Vale dos Isolados, que estreou na sexta-feira (2/06), na Globoplay, mostra a realidades das comunidades no local. O material é fruto de um consórcio de 16 veículos de comunicação de imprensa, que durante 100 dias, ouviram lideranças indígenas, amigos de Bruno e Dom, autoridades e pescadores ilegais.
Segunda maior terra indígena do Brasil, o Vale do Javari está nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no Amazonas. A região abriga a maior concentração de povos isolados do mundo, com 64 comunidades indígenas de 26 povos e cerca de 6,3 mil indígenas, mas enfrenta diversos problemas e conflitos provocados pela pesca ilegal, garimpo, tráfico e extração de madeira.
Defensores da Amazônia, Bruno e Dom desapareceram em 5 de junho de 2022 e depois foram encontrados mortos. De acordo com a investigação, o indigenista estava sendo monitorado por uma organização criminosa chefiada por Rubén Villar, conhecido como “Colômbia”. Confira na linha do tempo AQUI