Foto: Arquidiocese de Porto Velho

Nós, da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, manifestamos nossos sinceros sentimentos pela páscoa do nosso estimado Dom Moacyr Grechi. Manifestamos nossa solidariedade e nos unimos à toda a Igreja da Amazônia que nesse momento sente a perda de um pastor tão significativo em sua história.

Dom Moacyr, que era membro da Comissão para a Amazônia, muito contribuiu e lutou pela causa dos mais pobres, de forma especial exerceu seu apostolado na defesa da causa indígena e do território. Com seu testemunho e coerência evangélica, contribuiu na criação do Conselho Indigenista Missionário/CIMI e da Comissão Pastoral da Terra/CPT.

Com os agricultores e camponeses, os ribeirinhos, os indígenas e todo o povo da Amazônia  viveu a experiência do seguimento a Jesus de forma encarnada, denunciando as injustiças e violações de direitos e contribuindo com ações geradoras de vida e dignidade para pessoas.

Nesse tempo de advento do Sínodo para a Amazônia, nos colocamos no caminho trilhado por Dom Moacyr na busca de uma Igreja que tenha, de fato, um rosto amazônico e que experimente em sua vivência cotidiana os novos caminhos e a ecologia integral. Que ele nos inspire nessa trajetória que ainda se perfaz e exige de nós coragem e compromisso com o Evangelho.

Fraternalmente,

 

Dom Claudio Hummes

Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA

Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário