Terminam na próxima semana as inscrições para o Ajuri Amazônico. O curso de extensão universitária, que será realizado entre os dias 01 e 07 de julho no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, em Manaus, terá o Sínodo para a Amazônia como tema de estudos. A proposta da semana de formação é aprofundar a reflexão sobre o Sínodo nos campos bíblico, teológico, pastoral, sobre as questões ecológicas e sociais emergentes, por meio da metodologia da Educação Popular.

Por meio de aulas, pelas manhãs, e oficinas, durante as tardes, realizadas em três módulos na semana de curso, a organização do evento pretende contribuir para a elaboração de ações e princípios de ações para que as comunidades assumam o papel de guardiã da Amazônia, criação de Deus.

Análise de conjuntura, Sínodo, realidade dos povos indígenas, protagonismo das mulheres, leitura bíblica da Amazônia, ecoteologia e mudanças climáticas estão entre os temas de estudos do Ajuri Amazônico. Os padres Justino Martinez e Justino Resende, a professora da Universidade Federal de Roraima/UFRR, Márcia Oliveira, e o professor da Universidade Federam do Amazonas/UFAM, Ricardo Nogueira, estão entre os assessores do curso.

Ajuri é uma palavra indígena da etnia Tupi Aiurí, que significa: mobilização, ajuntamento ou mutirão. O curso terá uma carga horária de 56 horas. As inscrições podem ser feitas até terça-feira, dia 25 de junho, pelo site do evento.

A atividade é organizada pelo ITEPES, pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental/SARES, Faculdade Dom Bosco, Arquidiocese de Manaus, Comunidades Eclesiais de Base/CEBs e Centro de Estudos Bíblicos/CEBI.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário