Primeiro Ajurí de Ecologia Indígena: novos compromissos para o cuidado da Casa Comum no Alto Solimões

Uma Igreja com rosto amazônico é construída em sinodalidade, caminhando junto com os povos indígenas. Belém do Solimões, na Diocese de Alto Solimões tem se tornado uma referência de Igreja inculturada, que acompanha as comunidades do povo Ticuna, o mais numeroso da Amazônia, espalhado na Tríplice Fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Perú, mas também outros povos indígenas da região.

Primeira visita em Unidade de Conservação e Assentamento Extrativista destaca o Direito Fundamental a Consulta e Consentimento

Entre os dias 18 e 20 de março de 2022, o Ministério Público do Estado do Pará em conjunto com a Prelazia do Marajó e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Afuá realizaram a primeira visita de campo por parte do grupo que irá auxiliar as comunidades tradicionais do PAE Charapucu e do Parque Estadual Charapucu a construírem seu Protocolo Comunitário-Autônomo.

Seminário de Formação sobre Tráfico Humano: um crime invisibilizado que “crucifica milhões de pessoas em todo o Planeta”

Mais de 90 lideranças de todas as regiões do Brasil estão reunidas nos dias 24 e 25 de março para participar do Seminário Nacional (online) de Formação para o Enfrentamento ao Tráfico Humano. O evento conta com a organização da Comissão Episcopal Pastoral Especial de Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Primeiro Ajurí de Ecologia Indígena discute preservação ambiental em Belém do Solimões

De 26 a 31 de março, a comunidade indígena de Belém do Solimões realiza o primeiro Ajurí de Ecologia Indígena. Com o lema “ngi’ã tadaugü torü ipata ya guanearü” que, em português, significa “vamos cuidar da casa de todos nós”, o encontro reúne diversas comunidades indígenas para refletir e somar esforços para encontrar caminhos para a preservação ambiental.  

Organizações encerram seminário da campanha A Vida por um Fio assumindo compromisso com a proteção de defensores de direitos humanos

Encerrou-se, na manhã desta quinta-feira (24), o Seminário de Autoproteção de Pessoas e Comunidades no Contexto da Pandemia da campanha “A Vida por um Fio”. Lideranças do território, representantes das instituições parceiras e convidados participaram, de modo on-line, do encontro que refletiu sobre as redes de atuação da campanha no território e apontou caminhos para a proteção de defensores de direitos humanos.