Notícia

Comunicadores da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e instituições aliadas se reuniram de 4 a 6 de novembro em Bogotá, Colômbia, para avaliar, refletir e discutir o processo de comunicação em rede, estabelecendo prioridades para suas próximas ações.

Por Gabriela Peña – REPAM

Tecendo fios de fraternidade, companheirismo e amor à vida, mais de 15 comunicadores da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e instituições aliadas se reuniram durante três dias em Bogotá, Colômbia, para avaliar seu Plano de Comunicação 2022-2024 e projetar a ação prioridades para o próximo ano.

Os participantes, que compõem o Núcleo de Comunicação da REPAM, reuniram-se de 4 a 6 de novembro em sessões onde foram apresentados os pontos fortes, desafios, impactos e horizontes no trabalho de comunicação amazônica de cada país e instituição que faz parte desta rede. como em conjunto.

O Plano de Comunicação da REPAM 2022-2024 visa construir uma “Igreja com rosto amazônico”, reconhecendo os desafios e as esperanças da região Pan-Amazônica. Este plano alinha-se com as mudanças e processos que a Igreja Católica empreendeu na última década, como o Sínodo para a Amazónia e a exortação apostólica “Querida Amazónia” do Papa Francisco.

Avaliação

Hugo Ramírez, coordenador geral da Associação Latino-Americana de Comunicação e Educação Popular (ALER), destacou a importância do encontro e da colaboração no trabalho conjunto na defesa e cuidado da Casa Comum: “O valor deste encontro é que serviu para unir nossos esforços, articulá-los melhor e continuar avançando e fortalecendo o objetivo comum”, afirmou.

Entre os participantes que chegaram de diversos países ao Panamá estão os comunicadores da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), Grupo COMUNICARTE, Rede Amazônica de Notícias (RNA), Rede de Educação Intercultural Bilíngue Amazônica ( REIBA) e a REPAM nacional.

Por sua vez, Ennymar Bello, secretária executiva da REPAM Venezuela, destacou a importância do networking e do conhecimento do trabalho de outras organizações. “Aprendi muitas coisas com os outros, tanto os que estão na REPAM de cada país, como as outras organizações que estão articuladas com a REPAM: o que estão a fazer, como estão a fazer. E essa é uma lição muito grande”, expressou.

Após três dias de reunião, os participantes estabeleceram em conjunto as atividades a realizar durante o ano de 2024, de forma a cumprir os objetivos do plano de comunicação em áreas como a formação, articulação e produção que será realizada a nível nacional, regional e pan-amazônico; bem como continuar tomando medidas para alcançar uma comunicação que transforme.

Confira nas imagens: 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário