Notícia

Na preparação do Sínodo para a Amazônia, a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil reunirá povos e comunidades da bacia do Tocantins-Araguaia, de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Miracema/TO. O encontro, em diálogo com dioceses do Pará, do Maranhão, do Tocantins e do Mato Grosso, será “oportunidade de traduzir as indicações da encíclica Laudato Si’ para a defesa da vida em nossas regiões”, como afirmou em carta o bispo de Tocantinópolis/TO, dom Giovane Pereira de Melo.

De acordo com o bispo, o encontro interessa ao território das dioceses paraenses de Marabá, Cametá, Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu; às maranhenses Imperatriz e Carolina; Tocantinópolis, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Cristalândia, no Tocantins; e algumas das Igrejas particulares do Mato Grosso: São Félix de Araguaia, Barra do Garça e Rondonópolis – Guiratinga (MT). A bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia compreende o norte e o oeste de Goiás, a fronteira leste de Mato Grosso, todo o estado do Tocantins, o sudoeste do Maranhão e uma faixa à leste do Pará que cruza todo o estado do sul até o litoral.

Este evento, explica dom Giovane, é proposto e convocado em continuidade a outros encontros de bacia organizados pela REPAM. São esperadas 120 pessoas, entre representantes de dioceses e territórios, dos povos tradicionais e de entidades parceiras. Moema Miranda, Dário Bossi e Luis Ventura serão os assessores da REPAM presentes.

Na perspectiva de colaborar na preparação do Sínodo para a Amazônia, dom Giovane incentivou os bispos das dioceses banhadas pelas águas da bacia Tocantins-Araguaia a “responder ao apelo de Papa Francisco para o cuidado de nossa Casa Comum”. Ao povo de Deus na região, pretende oferecer mais uma oportunidade de articulação, organização, celebração da fé e compromisso “na missão que Deus Criador nos confia”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário