Monsenhor Raimundo Possidônio, em pé, resgata história da Igreja na Amazônia | Foto: CNBB Norte 2/reprodução

A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM ganhará um comitê na diocese de Cametá/PA. Na programação da reunião ordinária do Conselho de Pastoral, iniciada nesta quinta-feira, 8, em Tucuruí/PA, haverá um momento de reflexão sobre o trabalho da REPAM, uma roda de conversas e a constituição do comitê diocesano.

“Inspirados pelo convite do papa Francisco para sermos uma Igreja missionária, aberta, em saída e em estado permanente de missão, queremos concretizar e indicar ações pastorais a serem desenvolvidas em nossa Igreja local, visando uma pastoral integral em nossa Diocese”, escreveu o bispo local, dom José Altevir da Silva, na carta convocatória.

A manhã de sábado, 10, será ocasião para fechar o encontro com a articulação da REPAM. Membro da Rede na região do Xingu/PA, Dorismeire Vasconcelos, conduzirá uma reflexão sobre a REPAM e sobre o Sínodo para a Amazônia, convocado para 2019 e cujo tema é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia integral”. Dorismeire também será facilitadora da roda de conversas “Saberes e sabores amazônicos”, esta será seguida da constituição do comitê diocesano da REPAM.

Sobre o Sínodo para a Amazônia, dom Altevir abordará o tema e apresentará o resultado dos questionários de escuta em preparação para a Assembleia Sinodal do próximo ano.

Na pauta do encontro, os participantes fazem reflexão sobre a história da Igreja da Amazônia, preparam a IV Assembleia do Povo de Deus, terão reuniões em grupos de leigos, religiosos e do clero, além de receberem orientações pastorais de dom Altevir.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário