Por Rosa M. Martins
REPAM-Brasil
A carta é da secretária executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, CMST, que conviveu e trabalhou com Dom Cláudio Hummes por 12 anos a fio, na Comissão Episcopal para a Amazônia e na Rede Eclesial Pan-Amazônica das quais ele foi presidente. “Dom Cláudio, em cada uma dessas andanças, nesse itinerário que fizemos juntos na nossa querida Amazônia, senti o cuidado do pastor, ouvi as palavras do profeta, testemunhei a entrega do servo fiel, aprendi com o educador perspicaz, partilhei o pão, a vida e a utopia com um companheiro de missão. Sou muito grata por todas essas experiências e memórias. Que pena que as palavras não alcançam o sentido e o significado de tudo o que vivemos”, diz trecho da carta.
Na mensagem Irmã Irene denomina Dom Cláudio como “um homem da estrada, das comunidades, apaixonado pela Amazônia e seus povos. “Servo itinerante, homem da estrada, sempre armando sua tenda onde o Espírito enviava para cuidar do povo. Nos diferentes trabalhos que desenvolvemos juntos, sempre houve tempo para convivermos, partilharmos a vida, nossos sonhos, nossos projetos…”
Dom Cláudio Hummes, primeiro presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), faleceu na manhã da segunda-feira, 04 de julho, foi velado na Catedral da Sé, São Paulo, SP, da qual era bispo emérito. Seu sepultamento acontece nesta manhã de quarta, 06 de julho, no mesmo local.
Leia a íntegra