A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) convoca lideranças, grupos e comunidades da Amazônia para participar do Banquetaço por uma Amazônia sem Fome, no dia 5 de setembro, data em que se celebra o Dia da Amazônia.  

Lideranças, grupos, coletivos, movimentos, pesquisadoras e pesquisadores, agricultores, representantes de organizações não-governamentais e demais ativistas podem organizar o banquetaço em sua comunidade ou cidade.  

Participe do Banquetaço por uma Amazônia sem Fome! 

O Banquetaço é uma mobilização para mostrar quantos alimentos saudáveis são produzidos pelas comunidades da floresta e das cidades amazônicas. Frutos da terra e do trabalho ofertados como sinal do compromisso por uma Amazônia sem agrotóxicos, como justiça socioambiental e alimentos saudáveis para todas as pessoas.  

Para participar da ação, os interessados devem fazer o download do Guia Orientativo e mobilizar o seu grupo e/ou comunidade. Baixe o material AQUI.  

Fome na Amazônia 

De acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, a região Norte do Brasil é a que mais sofre com a falta de alimentação para a população. Na Amazônia, de acordo com a Rede PENSSAN, a insegurança alimentar grave e moderada está presente em pelo menos 54% das residências de agricultores/as familiares da região norte.   

A secretaria executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, explica que o banquetaço surge como uma estratégia de mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a realidade da fome na região, além de chamar atenção para as experiências de agroecologia e segurança alimentar que são realizadas pelas comunidades na Amazônia.  

Amazônia sem Fome 

Lançada em abril, a Campanha Amazônia sem Fome tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira, especialmente os católicos e católicas, para refletir sobre a realidade de fome e insegurança alimentar na Amazônia legal, e pressionar os governos para a efetivação de políticas públicas eficazes de soberania e segurança alimentar. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário