Encerrou-se, na manhã desta terça-feira (28), o Encontro do Comitê Ampliado da Rede Eclesial Pan-Amzônica (REPAM-Brasil). Mais de 40 pessoas – entre a presidência da REPAM-Brasil, colaboradores, representantes dos núcleos e comitês da Rede, lideranças, secretários regionais e convidados, participaram do segundo dia do encontro virtual, que refletiu sobre a caminhada da Rede este e apontou caminhos para o próximo.
A manhã de trabalho iniciou com uma síntese, apresentada pela articuladora territorial Dorismeire Vasconcelos, destacando as reflexões realizadas no dia anterior. Entre os destaques estão o aumento da violência, garimpo, impactos dos grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia, a seca, o efeito das mudanças climáticas, o trabalho em rede e a formação de lideranças no território.
Acompanhe as discussões do primeiro dia do Encontro Comitê Ampliado AQUI
Após a síntese, os participantes realizaram uma atividade em grupo, refletindo sobre as ações e prioridades para o próximo ano. Após as discussões, os participantes apresentaram os principais pontos de discussão e as ações sugeridas.
Na ocasião, a secretaria executiva também apresentou uma proposta de itinerário para a celebração dos 10 anos da REPAM, comemorado em 2024. A proposta inclui a realização de seminários e uma caravana formativa digital.
Irmã Maria Irene Lopes, secretaria executiva da REPAM-Brasil, agradeceu a todos os participantes do encontro, que partilharam suas realidades e tornaram o momento possível. “A partir desses momentos, vamos tecendo essa rede, que ainda não está pronta, mas que junto com vocês será possível”, afirmou.
O encontro foi encerrado com uma benção do secretário da REPAM-Brasil e bispo da Prelazia do Marajó (PA), Dom José Ionilton Lisboa. “Que Deus possa nos dar a graça, força e a sabedoria necessária para colocar em prática tudo o que planejamos hoje aqui”, declarou.