Notícia

Encerrou nesta quinta-feira (30), a 28ª Assembleia Nacional da Cáritas em Belo Horizonte, com o tema “Cáritas em Sinodalidade: na luta por direitos e justiça socioambiental”, reunindo todo o território nacional para pensar em como cuidar da Casa Comum, como propõe o Papa Francisco na encíclica Laudato Si. Pela REPAM-Brasil, participou a secretaria-executiva, Irmã Maria Irene Lopes. 

Nesta edição, participam cerca de 10 bispos referenciais, 380 agentes Cáritas, organizados em 13 Regionais: Ceará; Maranhão; Piauí; Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba); Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); Paraná; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo; Minas Gerais; Espírito Santo; Norte 2 (Pará e Amapá); Norte 3 (Tocantins, leste do Pará, nordeste do Mato Grosso e parte do Norte de Goiás) e as quatro articulações: Norte 1 (Amazonas e Roraima); Rio de Janeiro; Centro Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal); e Noroeste (Acre, Rondônia e Sul do Amazonas) — uma rede que atua na defesa dos direitos humanos, por meio de uma ação articulada para a transformação da realidade do país. 

A Assembleia Nacional é um momento de encontro, reencontro, partilha e reflexão. E nesta edição também foi realizada a eleição da nova Diretoria da Cáritas Brasileira para o quadriênio 2024-2027. 

Na ocasião as lideranças e instituições religiosas promoveram uma carta aberta que dialogam com a temática da fé e meio ambiente, a Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil foi enviada ao Presidente Lula, Ministra Marina Silva e ao Ministro Mauro Vieira.  

O objetivo do documento é enviar considerações dos povos da Amazônia para COP28, com propostas e com exemplos práticos de ação, como: a redução da exploração de combustíveis fósseis; assegurem a imediata transferência dos recursos financeiros; redução e a possibilidade real de chegarmos ao desmatamento zero em 2030. 

Durante as atividades integrada a 28ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira cerca de 40 agentes Cáritas participaram, do Intercâmbio de Saberes e Sabores no Assentamento Pastorinhas, em Brumadinho (MG). De diversas regiões do país, o grupo conheceu a experiência inspiradora do local que reúne 20 famílias assentadas há pelo menos 22 anos.  

As reflexões sobre a sinodalidade do ser Cáritas nos diferentes espaços, na sociedade, na missão da Igreja, na participação e comprometimento do povo de Deus, haja vista que todos e todas são corresponsáveis pela vida e missão em comunidade.  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário