Notícia

De 20 a 24 de maio, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) recebe o II Encontro Sinodal de Reitores de Universidades para o Cuidado da Casa Comum. O evento marca os 10 anos da encíclica Laudato si’ e reforça o papel das universidades na preparação para a COP30, que acontecerá no Brasil, em Belém do Pará, em 2025.

A iniciativa, organizada pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), com o apoio do Vaticano por meio da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), reúne representantes de 200 universidades das Américas e da Península Ibérica. Com o tema “Dívida Ecológica e Esperança Pública”, o encontro busca aprofundar o discernimento coletivo e construir propostas sinodais para enfrentar a crise socioambiental global.

Em uma videomensagem enviada ao encontro, o Papa Leão XIV expressou seu apoio e gratidão às universidades participantes, destacando a importância da justiça ecológica, social e ambiental, e incentivando a reflexão sobre a remissão da dívida pública em relação à dívida ecológica. “Animo-os a continuar construindo pontes”, disse o Pontífice, que também concedeu sua bênção a todos os participantes.

A REPAM reitera a importância deste diálogo entre academia, sociedade civil e Igreja para o fortalecimento do compromisso com a Casa Comum. A construção de propostas concretas e integradas para a COP30 é um passo fundamental para garantir justiça climática e dignidade para os povos da Amazônia e de todo o planeta.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário