A Diocese de Roraima está realizando neste final de semana, de 18 a 20 de novembro de 2022, a Pré-Assembleia Sinodal Diocesana. O encontro conta com a participação de coordenadores de comunidades, pastorais, movimentos e serviços da Diocese.
Uma Pré-Assembleia que segundo Albanira Cordeiro, representante da Pastoral da Pessoa Idosa vê o encontro como uma forma de crescimento humano e espiritual para cada liderança presente. Em relação com o encontro, o Padre Vanthuy Neto, destaca que a cada assembleia, o coração da Igreja se desperta, principalmente daqueles que participam do encontro. Segundo ele, “a expectativa de sempre avançar no processo da evangelização. No fundo a assembleia e o Cristo nos empurram para ir e lançar as redes em águas mais profundas. Descobri que juntos somos iluminados pelo Espírito Santo”. Os participantes da Pré-Assembleia da Diocese de Roraima refletiram sobre a atual conjuntura, com a assessoria de Marcelo Seráfico. O professor Doutor em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), acredita ter sido uma oportunidade de estabelecer uma conexão entre o momento político, econômico e social do país do passado com a atualidade. “Primeiro com processos que vêm se desenrolando há décadas e, em segundo lugar, pra gente começar a fabular alternativas para construção de um país que seja justo, igualitário e livre”, insistiu o sociólogo.
O professor destacou a importância da Igreja Católica e dos coordenadores de movimentos, pastorais e comunidades, saberem dessa conjuntura. Marcelo Seráfico ressaltou o fato de ser fundamental “para a Igreja e para todos os segmentos da sociedade organizados, ou que pretendem se organizar, situar as concepções sobre a realidade pautadas por essa perspectiva histórica e vinculada também ao jogo das forças políticas”.
As palavras do professor da Universidade Federal do Amazonas motivaram a discussão em grupos para refletir sobre a relação entre a conjuntura atual do Brasil, a experiência de vida atual e quais os grupos e camadas sociais comprometidos com a democratização da sociedade e do Estado, no Brasil, como também, saber sobre estes grupos que resistem à essa democratização.
No final da Pré-Assembleia, a Diocese de Roraima celebrará o Jubileu de Ouro da Catedral Cristo Redentor, agradecendo pelos 50 anos da construção do templo. A celebração será presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, e será transmitida pela Rádio Monte Roraima e pelo YouTube da Diocese de Roraima.
Fonte:cbbnnorte1