Notícia

Encerrou-se, na tarde desta quinta-feira (17), o Encontro do Comitê Ampliado da Rede Eclesial Pan-Amzônica (REPAM-Brasil). A presidência, colaboradores, representantes dos núcleos e comitês, lideranças, secretários regionais e convidados participaram do encontro que refletiu sobre a caminhada da Rede em 2022 e apontou caminhos para o próximo quadriênio.  

Participaram também, representando a secretaria executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), o secretário adjunto, Rodrigo Fadul, o coordenador de animação pastoral, Gerson Dresch, representando a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), e o  subsecretário adjunto de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Marcus Barbosa. 

As atividades começaram com uma síntese, apresentada pelos assessores Dário Bossi e Elisângela Dias, destacando as reflexões realizadas no primeiro dia de diálogo e nos grupos de trabalho. Entre os destaques estão o trabalho em rede, formação e processo sinodal, defesa dos territórios e da natureza e a comunicação.  

Acompanhe as discussões do primeiro dia do Encontro Comitê Ampliado AQUI 

Os participantes retomaram os trabalhos em grupo, refletindo sobre as prioridades para o próximo quadriênio. Após as discussões, os participantes apresentaram os principais pontos de discussão e as prioridades para os próximos anos.  

A secretaria também exibiu, durante o encontro, o trailer do filme “A Carta”, inspirado na Encíclica Laudato Si´ do Papa Francisco, lançado no Brasil no dia 3 de novembro.  

Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo da prelazia de Marajó (PA) e presidente da REPAM-Brasil, agradeceu a secretaria executiva da REPAM-Brasil, responsável pela organização do encontro, e a todas e todos os participantes do encontro, que partilharam suas realidades e construíram um momento muito rico. 

Eliane Gentil, liderança de Brejo (MA), participou pela primeira vez do encontro. Ela conta que o encontro proporcionou um momento experiência e de grande valia para as comunidades. “Estou saindo enriquecida com as reflexões e os debates e motivada com as propostas para os próximos anos”, afirmou.  

A secretaria executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, agradeceu o momento e falou sobre a responsabilidade da Rede com o território amazônico. “Temos muito respeito por cada história que é contada e acompanhado de perto tudo que tem acontecido no território. Nosso escritório está em Brasília, mas o nosso coração está na Amazônia com cada um de vocês”, finalizou. 

O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística, presidida por Dom Evaristo Pascoal Spengler e concelebrada pelo arcebispo de Palmas e vice-presidente da REPAM-Brasil, Dom Pedro Brito, o bispo da prelazia de Itacoatiara (AM) e secretário da Rede, Dom José Ionilton Lisboa, o secretário executivo do Regional Norte 3, Padre Heldeir Gomes Carneiro, e Padre Eder Carvalho Assunção, pároco da Paróquia São Sebastião e São Francisco da Prelazia de Lábrea (AM).  

Novos Membros  

Em junho, durante a Assembleia Ordinária Eletiva, a REPAM-Brasil elegeu sua diretoria e instituiu novos membros estatutários. No encontro, foram apresentados os novos membros estatutários, que são: Gilmara Fernandes Ribeiro, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Keila Giffoni, da Cáritas, Ronilson Costa, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e a Irmã Sônia Matos, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário