Imagem do Festival de Cultura e Música Indígena Eware

Por Rosa M. Martins

Começa nesta segunda, 04, em Belém do Alto Solimões, Tabatinga, AM, o 9º festival Indígena Eware. De característica tipicamente juvenil, o evento tem como objetivo, destacar e valorizar as culturas indígenas das etnias do Alto Solimões com o intuito de escutar a juventude que pede atividades que visem o “Bem-viver” e instrumentos para lutar contra os vícios constantemente presentes, principalmente, o alcoolismo e as drogas com as suas consequências: violência e suicídio.

Estas atividades culturais envolvem, segundo os frades franciscanos,  outros elementos importantes para a promoção da cultura como o fortalecimento cultural – sobretudo entre as novas gerações -, a consciência de pertença a esta terra sagrada, a unidade entre as comunidades, o favorecimento do conhecimento da beleza da mitologia e história indígena através de atividades culturais, não somente dos heróis antigos, mas também dos mais recentes que ainda são testemunhas vivas, por exemplo, aqueles que lutaram pela demarcação das terras da reserva indígena do Ewaré I e Ewaré II.

Participam do Festival, todas as instituições religiosas da região. “Que Deus nos conduza nestes dias intensos de fraternidade em prol da vida indígena”, escreveu em mensagem, o italiano Frei Paolo, que atua como missionário na região, especificamente na promoção e integração dos jovens. “Sua pequena oração será muito importante, pois estarão aqui milhares de jovens”, acrescentou.

A escolha da indígena mais bonita

Um dos momentos ímpares do Festival é a escolha da indígena mais bela, a qual, após avaliação de jurados não indígenas de instituições locais, avaliarem quesitos como pinturas corporais, dança e interpretação. O índio guerreiro leva sua zarabatana, arco e flecha além de correr com tora.

Um pouco de história

O Festival de cultura e música Eware, que conta com o apoio da REPAM-Brasil, é realizado na Aldeia Belém do Solimões, Tabatinga, AM, onde residem a maioria indígena de etnia Ticuna.

De acordo com informações dos frades, a ideia do Festival nasce em 2007, a partir de um encontro realizado para ouvir a população e discutir os problemas que afligiam as comunidades espalhadas pelos igarapés da região. Decidiu-se incentivar a vida local com práticas positivas que favoreceriam a vida e a saúde em todas as dimensões e neste sentido as Olimpíadas Indígenas e o Festival de cultura e música seriam atividades importantes para se alcançar os objetivos propostos. O primeiro Festival aconteceu em 2008.

O 9º Festival de Cultura e Música Indígena Eware encerra no próximo dia 09 de julho.

Fonte: REPAM-Brasil com informações de Alto Solimões.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário