Irmã Rose Bertoldo, membro do Comitê da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, e Marie Henriqueta Cavalcante, assessora da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), receberam a Medalha Zilda de Boas Práticas para a Primeira Infância, da Prefeitura Municipal de Forquilhinha (SC).  

A premiação foi entregue durante o “Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns”, realizado entre os dias 6 e 7 de outubro, no auditório do Hotel Oma Zita, em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina.  

Durante o evento, doze personalidades e entidades foram homenageadas com a Medalha Dra. Zilda Arns por se destacarem no seu trabalho em favor de crianças e adolescentes. Irmã Rose Bertoldo, membro do Comitê da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil e integrante da Rede um Grito pela Vida, foi uma das homenageadas. Missionária em Manaus desde 2012, Ir. Rose é referência no trabalho de combate ao abuso e exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes na região.  

Para Ir. Rose, “receber a Medalha Zilda Arns tem uma dimensão muito significativa”. Ela conta que “não é uma homenagem, recompensa, pelo trabalho, mas é uma homenagem cheia de inspiração, a qual Zilda Arns transmite a cada uma de nós, inspiração por levar adiante um trabalho de cuidado, de defesa da vida das crianças e dos adolescentes, da infância e da juventude, a qual ela tanto lutou”, destaca a religiosa. 

Marie Henriqueta Cavalcante, assessora da CJP e defesora de Direitos Humanos, também foi uma das homenageadas. Henriqueta é referência no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado do Pará.  

O seminário reuniu mais de 300 participantes, presencialmente e online, para discutir as políticas públicas para a primeira infância nos diversos níveis. Essa é a sétima edição do evento realizado na cidade natal da Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e uma das fundadoras da Pastoral da Criança. A médica faleceu em 2010, durante o terremoto no Haiti. 

O evento é uma realização do Governo de Forquilhinha em parceira com a Pastoral da Criança, CMDCA e Instituto Arns e conta com o apoio da Unesc, Fecam, Rede Nacional da Primeira Infância, Fundação Abrinq, Unicef. 

Medalha Dra. Zilda Arns 

O Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância é um instrumento para identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância, que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos desta fase tão importante da vida do ser humano, a exemplo de Zilda Arns, que se dedicou a causa da Primeira Infância. 

Comunicação REPAM-Brasil  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário