Uma missa, realizada na manhã da segunda-feira, 20 de janeiro, na sede da Faculdade de Teologia (Fateo) da arquidiocese de Brasília, marcou a abertura do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Missiologia oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a faculdade. A REPAM-Brasil é parceira na iniciativa.

Segundo o padre Antônio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária e coordenador da pós-graduação, o curso é uma concretização de inspirações do Programa Missionário Nacional, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), como também do processo de preparação e da vivência do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2019.

Cerca de 50 participantes dos 18 regionais da CNBB, entre padres, religiosos e religiosas, consagrados e leigos marcaram presença na missa que foi seguida da Aula Inaugural do curso, proferida pelo diretor geral da Fateo, o padre nigeriano Godwin Nnaemeka Uchego. Ele aprofundou na primeira aula do curso a missiologia como fundamento de todas as ciências teológicas.

O diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, lembrou que a pós-graduação em missiologia surgiu a partir de uma escuta feita junto aos 18 regionais da CNBB por meio dos Conselhos Missionários Regionais e de pessoas qualificadas na área da missiologia para responder aos desafios da formação nas dioceses, nas paróquias e comunidades. “Esta formação era um sonho já de muitos anos das Pontifícias Obras Missionárias, da CNBB e do Centro Cultural Missionário para formar multiplicadores em todo o Brasil que possam oferecer uma formação mais qualificada”, disse.

O coordenador da pós-graduação, padre Antônio Niemiec, informou que a metodologia do curso buscará desenvolver tanto o aspecto teórico, por meio da exigência da produção e apresentação de artigos científicos, quanto prático com a exigência de que cada aluno elabore um projeto missionário para sua paróquia e diocese. “Além da reflexão também buscaremos o enraizamento na realidade por meio dos projetos concretos que eles vão elaborar ao longo do curso”, disse.

Ir. Maria Irene Lopes, secretaria executiva da REPAM-Brasil participou da mesa de abertura do curso e saudou os participantes vindos das diversas regiões do Brasil. A religiosa lembrou o grupo da importância da vivência missionária e do olhar para a Amazônia como terra de missão. “Que o curso seja um tempo rico de conhecimento para todos vocês”, desejou Ir. Irene aos cursistas.

 

Com informações da CNBB.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário