Notícia

Por Luiz Nascimento | ASCOM do Círio da Conceição 2023 com informações Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Ser missionário é não desistir da missão, e assim foi a viagem de Irmã Ionice Lopes da Silva, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, assessora do Setor Juventude-Diocese de Xingu-Altamira-Pará e os jovens Francineia dos Santos Corrêa, Fábio Santos dos Santos, Jalile Geovana Gonçalves da Silva, Joelison Barbosa Tenório.

Enquanto os cerca de duzentos jovens começavam a chegar, ao longo do dia, a Macapá para a V Missão Jovem na Amazônia (de 9 a 17 de dezembro) o grupo missionário iniciava sua jornada de 55 horas, de barco, até Santana. Uma viagem que normalmente leva cerca de 27 horas, partindo de  Xingu-Altamira, mas que devido aos atrasos, e a estiagem do rio, transformaram-se em horas a mais de reflexão e contemplação a beleza da Criação. Acompanhe, abaixo, o artigo de Irmã Ionice, que tem a ver, exatamente, com o tema da Missão Jovem ‘O Anúncio do Evangelho da Vida no Meio do Mundo’.

 

Por Irmã Ionice Lopes da Silva

“Participar da Missão Jovem é uma experiência enriquecedora, mesmo sabendo dos desafios vale a pena se arriscar. Quando participamos de algo novo diferente do nosso cotidiano, nos gera ansiedade, insegurança e medo. Mas sair da zona de conforto e do comodismo é preciso e necessário. Desde o momento que decidimos participar da Missão Jovem a preparação foi intensa, a organização do tempo devido os compromissos, pensar a parte financeira, meio de transporte se pelo rio ou por aéreo, enfim, tudo pensado e preparado com carinho.

Chegou o grande dia! A emoção é grande 

Por obra do destino, ou providência de Deus a balsa atrasou 16h para sair de Vitória do Xingu Pará com destino a Santana, Amapá. A ansiedade e a preocupação foram grandes, pois não tínhamos pensado nessa possibilidade de atraso, são coisas que acontecem e precisamos estar preparados. Foi possível fazer várias reflexões sobre este fato do atraso, tiramos várias lições.

A viagem continuou seu percurso “normal”, tranquila confiante na providência divina. Contemplar o pôr do sol, os rios, o arco-íris, a mata, o céu, conhecer e conviver com pessoas diferentes, fazer amizade foi a melhor parte e mais gratificante da viagem.

A viagem ficou mais animada e alegre quando os jovens missionários Jalile, Joelison e Francineia embarcaram no porto da cidade de Porto de Moz, mais 5 horas de viagem até Gurupá para embarcar o jovem Fábio. Chegando em Gurupá estávamos com a caravana completa, feliz e animada.

A viagem continua, afinal o destino está próximo mais ainda levará cerca de dez horas até Santana, para assim chegarmos feliz ao destino que nos alegra e deixa o coração ardente pela missão.

Somos imensamente gratos a Deus pela oportunidade de participar da Missão Jovem, momento este que vai nos trazer muitas experiências e crescimento.  Gratidão também aqueles que de uma forma ou de outra apoiaram e colaboraram para que pudéssemos participar”

… e a Missão continua até o próximo 17 de dezembro, com uma programação ricamente intensa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário