O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 18 de outubro, o pedido de renúncia de dom Protógenes Jose Luft, SdC. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como bispo para a diocese de Barra do Garças (MT).
O monsenhor Paulo Renato pertence ao clero da diocese de São José dos Campos (SP) e atualmente é o administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí (SP). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao monsenhor Paulo Renato e agradecimento a dom Protógenes José Luft.
Saudação ao Monsenhor Paulo Renato
Estimado irmão,
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como terceiro bispo para a diocese de Barra do Garças (MT) e partilhamos do júbilo do Povo de Deus que vive no território daquela Igreja Particular e também no regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em contar com o seu pastoreio.
Aproveitamos também a ocasião para expressar nossa gratidão pelo tempo (2016 a 2023), em que exerceu, na sede da CNBB, em Brasília, o serviço como assessor de Relações Institucionais e Governamentais da instituição.
Ao saudá-lo fazemos eco às palavras do Papa Francisco na recente exortação “C’est la confiance”, lançada por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Santa Teresa do menino Jesus. Tomando como inspiração a frase da Santa e doutora da Igreja: “Só a confiança e nada mais do que a confiança tem de conduzir-nos ao Amor”, o Santo Padre ensina-nos que:
“Não há outra via que devamos percorrer para ser conduzidos ao Amor que tudo dá. Com a confiança, a fonte da graça transborda na nossa vida, o Evangelho faz-se carne em nós e transforma-nos em canais de misericórdia para os irmãos”.
Rogamos a Deus que o ilumine no seu ministério episcopal, contribuindo para que as vocações sejam sempre mais frutíferas nos diversos ministérios e serviços da Igreja. Também rogamos para que sejas fortalecido na missão de levar adiante as palavras do Papa Francisco e de ser um instrumento de edificação de uma Igreja cada vez mais sinodal.
Maria Mãe da Igreja e São José, seu castíssimo esposo, o acompanhem nessa nova etapa.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Currículo e trajetória eclesial do novo bispo
Padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.
Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.
Em 20 de março, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário.
Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).
De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).
Agradecimento a Dom Protógenes José,
Estimado irmão, Dom Protógenes José Luft,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua vida doada à Igreja no Brasil nestes seus mais de 48 anos dedicados à Igreja, dos quais 23 como bispo.
Agradecemos especialmente a sua contribuição no campo da formação, educação e assistência aos mais pobres e vulneráveis, atuação que deu concretude ao seu lema episcopal: Propter Caritatem (Por causa da caridade), Fil 9.
Que nesta nova fase de seu ministério, o irmão continue servindo com sabedoria e plena consciência de que a emeritude é um momento novo e rico para sua missão não Igreja. Rogamos a São Luís Guanella que interceda a Cristo pela sua vida.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Currículo e trajetória eclesial
Nasceu em Palmeira das Missões (RS), em 6 de maio de 1949. Ordenou-se presbítero em 7 de dezembro de 1975, em Chapada (RS).
Foi nomeado bispo em 26 de janeiro de 2000 e recebeu sua ordenação em 26 de março de 2000, em Porto Alegre (RS), tendo tomado posse como bispo coadjutor de Barra do Garças-MT em 2000, Igreja onde continuou exercendo o seu ministério como bispo até então.
Realizou seus estudos no seminário Cristo Redentor, em Santa Maria na Cidade dos Meninos, em Camobi (1962-1964) e Casa Dom Guanella, em Canela no ano 1965 (4º ano ginasial). Cursou o ensino médio no Curso Colegial, na casa São José, em Canela, realizado nos anos de 1967 e 1968 (curso seminarístico).
Cursou Filosofia, de 1969-1970, no educandário São Luiz em Porto Alegre (RS) e Teologia no seminário Monsenhor Aurélio Bacciarini, em Roma (1971-1974). Na PUC Porto Alegre cursou, em 1975, o Ano de Pastoral.
Antes do episcopado foi educador no patronato São José, vigário paroquial no P. São Francisco Xavier, em Itaguaí-SC, de 1976 a 1977.
Foi formador no patronato Santo Antônio, em Carazinho-RS, de 1978 a 1982; Superior da comunidade Capão da Canoa, de 1983 a 1986 e Porto Alegre-RS, de 1987 a 1992; Diretor da escola – EP Divina Providência, em Capão da Canoa-RS e EP Dom Luís Guanella em Porto Alegre. Foi pároco na paróquia Santa Cruz, em São Paulo, de 1994 a 1995; Superior provincial da província Santa Cruz dos Servos da Caridade, de 1995 a 2000.