O Seminário Regional Laudato Si’ reuniu bispos, padres, religiosos/as e diversas lideranças leigas da região. Foto: Divulgação/Regional Oeste 2

A sede do regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), localizada em Cuiabá (MT), recebeu entre os dias 14 e 15 de outubro, o Seminário Regional Laudato Si’. Assessorado pela articuladora territorial da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Dorismeire Vasconcelos, o encontro teve como tema “Gritos dos Povos e da Terra, diálogos e cuidado” e reuniu bispos, padres, religiosos e religiosas e lideranças leigas da comunidade.

O seminário foi oportunidade de aprofundar o processo de conscientização, valorização e articulação acerca da defesa e proteção da vida humana, do meio ambiente e da justiça social na Amazônia brasileira. Os participantes puderam partilhar experiências e estudar a partir de documentos como a encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum e o Documento de Santarém 50 anos, que trata do caminho de evangelização na Amazônia e da construção da Igreja com rosto Amazônico.

Dorismeira Vasconcelos, articuladora territorial da REPAM-Brasil, durante o encontro.

Na ocasião, partilharam ainda a história e atuação da REPAM, destacando seu papel na promoção de práticas sustentáveis, justiça social e incidência política na Amazônia.

Laudate Deum

Durante o encontro, os participantes também lançaram luz sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco – Laudate Deum, lançada no último dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, com um acento forte na crise climática do planeta. Esse novo Documento amplia as ideias e reflexões apresentadas anteriormente, mas que são ainda urgentes e emergentes, provocando a todos para que haja empenho imediato, verdadeiro e responsável, e uma conversão real e integral.

Clique aqui e confira a galeria de imagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário