Por Rosa M. Martins
REPAM-Brasil
Os dias 17 e 18 de junho passados, os indígenas Sororó encerraram a Festa da Colheita do arroz, momento ímpar para celebrar e fazer memória das lutas e vitórias dos ancestrais e reafirmar a prática dos ensinamentos por eles deixados. Participou da festa, representando a REPAM-Brasil, a sra. Vanalda Gomes Araújo, do Comitê REPAM, da Diocese de Marabá, PA, que acompanha os povos indígenas.
Durante a festa ocorrem várias atividades culturais e também e a troca de experiências entre os mais jovens com os anciãos da aldeia. Além de terem uma história de sofrimento no período da Ditadura Militar, Povo Suruí-Aikewara (Sororó), tem sofrido atualmente os impactos ambientais.
Os suruís-aiqueuaras ou Aikewara, também conhecidos como também Aikewa, suruís ou Sororós é um grupo indígena da região sudeste do Pará no território indígena Sororó,- demarcada e homologada-, às margens da BR-153, nos municípios de Marabá, São Domingos, Brejo Grande e São Geraldo do Araguaia. Eles sobrevivem da caça, do peixe e de frangos. Tem uma força de resistência que os ajudam a manter a tradição.