Notícia

Foi lançado na tarde desta quinta, 30 de junho, em Belém, PA, o X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) que reuniu em Coletiva de Imprensa lideranças e povos da floresta.  Participaram, o Comitê Internacional do FOSPA e lideranças dos movimentos, entre eles, Ronaldo Amanayé, do povo Amanayé e da diretoria da Federação Estadual dos povos indígenas do Pará (FEEPIPA), Putira Sacuena, liderança indígena do povo Baré e integrante da Associação dos Povos estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará (APYEUFPA), Célia Neves, das Reservas Extrativistas Costeiras, Marinhas de Curuca e Erica Fernandes e da Coordenação Nacional dos Quilombolas (CONAQ).

Na sequência aconteceu um ato público em defesa dos povos da floresta. A marcha teve por objetivo destacar a importância da luta em defesa dos territórios indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais contra os ataques de garimpeiros, madeireiros, fazendeiros e narcotraficantes, além de fazer ecoar o grito por justiça aos recorrentes e brutais assassinatos que atingem os povos da floresta.

Estiveram presentes no evento lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhos que, juntos, vêm construindo um forte e crescente histórico de resistência em defesa de seus territórios. Organizações e movimentos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB),

Outras lideranças como o cacique Raoni, a ativista ambiental Greta Thunberg, o ator Paulo Betti e o cineasta Zelito Viana, também estiveram presentes, virtualmente.

A 10ª Edição do FOSPA, que acontece em Bélem, PA, entre 28 e 31 de agosto, terá como atividades, entre elas, Ato dos Mártires, Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza, Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra, Tribunal das Mulheres e a Frente Parlamentar Mundial em Defesa da Natureza.

REPAM-Brasil com informações da Assessoria de Comunicação FOSPA

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário