Notícia

Hoje, 14 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebra aniversário de 70 anos. Por ocasião da data tão especial, o bispo da Prelazia do Marajó (PA) e presidente da Rede Elesial Pan-amazônica REPAM-Brasil, dom Evaristo Pascoal Spengler, expressou seus cumprimentos e parabenizou a entidade.

Dom Evaristo afirmou que “a CNBB tem a desafiadora missão de ser sinal de esperança e profecia na Igreja do Brasil” e ressaltou que a entidade também é responsável por construir um rosto para as nossas comunidades eclesiais pequenas, fraternas, simples e comprometidas com o reino de Deus e a justiça.

O presidente da Rede destaca que a CNBB construiu uma história de esperança e profecia nesses 70 anos de missão e destacou a criação da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB como uma preocupação da entidade com o território amazônico. “Louvo e agradeço a Deus pelo grande zelo, preocupação e carinho dos bispos do Brasil com a nossa Querida Amazônia”, agradeceu Dom Evaristo.

Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO) e vice-presidente da REPAM-Brasil parabenizou pelo ano jubilar e destacou a coerência e o valor da entidade para a Igreja do Brasil.

Para Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM) e secretario da REPAM-Brasil, a CNBB é uma voz profética na defesa da Amazônia. “A atuação da CNBB tem contribuído para mantermos viva a missão evagelizadora, encarnada e libertadora, destaca o bispo.

Ano Jubilar

A CNBB deu início à celebração do seu ano jubilar ainda em 2021 com o tema “Comunhão, participação e missão” e realizou diversas atividades que celebram sua trajetória.

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrar a história da CNBB não constitui simples comemoração, mas oportunidade para contemplar o passado: “os desafios vencidos dos que nos precederam na missão de proclamar a Palavra de Deus revigoram sempre e cada vez mais o nosso compromisso de ajudar o Brasil a se tornar mais justo, solidário e fraterno”.

O ano jubilar, segundo Dom Walmor, será oportunidade de aprofundar e ousar “novas respostas na tarefa de investir em uma Igreja sinodal, efetivamente de comunhão e participação, fecundos na missão”.

Clique aqui e acompanhe as celebrações em alusão aos 70 anos da entidade

A entidade

Criada em 14 de outubro de 1952, a CNBB é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja Católica no País, na qual, a exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora, para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias, e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.

*Com informações da CNBB

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário