Notícia

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) divulgou nesta terça-feira (7) uma nota em solidariedade às vítimas das fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Em nota, a presidência da REPAM-Brasil manifesta seu profundo pesar e solidariedade às Igrejas e às famílias desabrigadas e enlutadas pela morte de seus entes queridos e convida a todas as pessoas de boa vontade a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade em seus grupos, paróquias e comunidades ou aderindo a Campanha de Arrecadação organizada pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Saiba como ajudar na Campanha

Leia a íntegra da nota ou faça o download do PDF aqui

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Brasília-DF, 6 de maio de 2024.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), diante da situação de calamidade pública, decorrente das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, manifesta seu profundo pesar e solidariedade às Igrejas e às famílias desabrigadas e enlutadas pela morte de seus entes queridos.

Elevamos nossas mãos em orações a Deus por todas as pessoas que perderam suas vidas, que estão feridas e desabrigadas e por seus familiares, que vivem este momento com profunda dor e consternação.

Convidamos a todas as pessoas de boa vontade a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade em seus grupos, paróquias e comunidades ou aderindo a Campanha de Arrecadação organizada pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Às autoridades constituídas, pedimos celeridade para dar assistência a todas as famílias atingidas que clamam por amparo neste momento de grande sofrimento.

A tragédia climática no Rio Grande do Sul exige ações de enfrentamento integradas entre o governo estadual, federal e, especialmente, o legislativo, que têm promovido retrocessos na agenda ambiental.

Nestes últimos anos, acompanhamos, com preocupação os debates sobre as mudanças climáticas e suas consequências socioambientais. Os efeitos devastadores desses eventos extremos evidenciam a necessidade urgente de ações que reforcem o nosso compromisso, como Igreja, de cuidar da Casa Comum e promover uma ecologia integral, enfrentando as causas subjacentes às crises climáticas, como nos pede o Papa Francisco.

A este propósito, ao final do Regina Coeli, no domingo (5), o Papa Francisco manifestou sua comunhão e solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. A REPAM-Brasil se une ao Papa para que haja uma grande corrente de amor e cuidado.

Que Deus abençoe, por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, e nos livre dos males que espalham sofrimento e morte.

Com nossa solidariedade, em Cristo,

Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
Bispo de Roraima – RR
Presidente da REPAM Brasil

Dom Pedro Brito Guimarães
Arcebispo de Palmas – TO
Vice-Presidente da REPAM Brasil

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Bispo Administrador da Prelazia de Itacoatiara – AM
Secretário da REPAM Brasil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário