Notícia

A Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil participou nesta quarta-feira, 10 de maio, do Seminário Nacional: CONTAG 60 anos de lutas por democracia, direitos e justiça social, na sede da CONTAG, em Brasília-DF.  

Refletir sobre a contribuição da CONTAG para a organização da classe trabalhadora do campo e da cidade e para a sociedade, problematizar fatos e acontecimentos que marcaram a história de lutas da CONTAG e compreender os desafios postos para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares diante do atual contexto estavam entre os objetivos da atividade.  

Na ocasião, foi lançado o livro CONTAG 1963-2023: Ações de Reprodução Social e Formas de Ações Coletivas, do pesquisador Marco Antônio Teixeira. 

A REPAM-Brasil parabeniza a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) pela sua trajetória na luta pela defesa dos agricultores e das agricultoras familiares e no acesso à terra de forma segura e sustentável.  

Confira as imagens da celebração:

Para Jéssica Castro, analista de projetos da REPAM-Brasil, que representou a Rede no evento, a presença da Rede nesse espaço, une forças e amplia os conhecimentos que perpassam pela nossa linha de atuação. “Com certeza, é um momento de muito aprendizado”, enfatizou.  

“E não poderíamos deixar de agradecer ao assessor da CONTAG, Alonso dos Santos, bem como todos os colaboradores e colaboradoras da Confederação, que nos permitiram participar desse momento celebrativo tão grandioso”.  

 60 anos de história  

No dia 20 de dezembro, CONTAG completará 60 anos. A data marca na história, a criação da CONTAG, cujo reconhecimento legal só se efetiva em janeiro de 1964. Mas do ponto de vista político-organizativo sua criação remonta aos anos de 1930, com o surgimento dos primeiros sindicatos, fruto da auto-organização e das lutas de camponeses e camponesas por terra, condições dignas de trabalho e por direitos.  

*Comunicação REPAM-Brasil com informações de Jéssica Castro e CONTAG 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário