A Rede Eclesial Pan-amazônica REPAM-Brasil, perplexa com os atos violentos ocorridos em Brasília (DF), divulgou uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos e de vândalos que invadiram e depredaram as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, 8 de janeiro.  

Em nota, a presidência da Rede condenou os ataques e pediu que “as responsabilidades políticas, cíveis e criminais sejam apuradas e que os articuladores e financiadores destes atos violentos sejam identificados e punidos conforme a lei”.  

Confira abaixo a íntegra da nota ou acesse PDF aqui  

NOTA DE REPÚDIO E EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil repudia e condena, veementemente, a criminosa invasão e depredação das sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) por golpistas, terroristas e vândalos no domingo, 8 de janeiro, em Brasília-DF.

O Brasil viveu neste domingo um capítulo triste e lamentável da sua história, fruto do extremismo ideológico que dominou e ainda domina o país. Tais atos atentam contra a democracia e representam inaceitável escalada de violência. Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra e destruição instaurado em Brasília.

O respeito à democracia e ao Estado de Direito são pressupostos inegociáveis de uma sociedade harmônica e pacífica. São intoleráveis as ameaças aos poderes e demais setores da sociedade civil e a incitação à violência.

A REPAM-Brasil não compactua com os atos antidemocráticos, ataques às instituições e com a violência de grupos extremistas, que não respeitam a vontade popular expressa nas urnas. Espera, ainda, que as responsabilidades políticas, cíveis e criminais sejam apuradas e que os articuladores e financiadores destes atos violentos sejam identificados e punidos conforme a lei.

Reiteramos o apoio às instituições democráticas e seguimos firmes na defesa da democracia, da Amazônia e seus povos.

Fraternamente,

Brasília-DF, 9 de janeiro de 2023.

 

Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
Bispo Prelado de Marajó – PA
Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM Brasil

Dom Pedro Brito Guimarães
Arcebispo de Palmas – TO
Vice-Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM Brasil

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Bispo Prelado de Itacoatiara – AM
Secretário da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM Brasil

2 Comentários

  1. Deve-se apurado e encontrados financiadores, incitadores e políticos de extrema-direita patrocinadores desse evento criminoso. Investigação e condenação.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário