As celebrações centrais da fé cristã são oportunidades de vivência missionária no chão amazônico. Com uma presença marcante da juventude, várias experiências de missão acontecem durante a Semana Santa nas dioceses da Amazônia.

A Páscoa Missionária e a Missão Jovem Ribeirinha são as principais experiências partilhadas em Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Coari/AM, Manaus/AM e Belém/PA, por exemplo.

Formação, missão e partilha são as etapas da metodologia empregada nestas experiências missionárias. No último final de semana, aconteceram as formações em preparação para a missão promovida pela Casa Magis de Manaus, vinculada à Companhia de Jesus, e pela Juventude Missionária Salesiana, na Inspetoria Laura Vicuña, também na capital amazonense.

O grupo dos jesuítas busca proporcionar aos jovens “um encontro pessoal com Jesus Cristo a partir da vivência nas diferentes comunidades” da arquidiocese de Manaus, “contribuindo assim para que mutuamente possamos celebrar, em comunidade, o tríduo pascal e a Pascoa de Nosso Senhor”.

A vivência missionária será no Careiro da Várzea, entre os dias 18 e 21 de abril. O grupo de jovens de 17 até 32 anos deve ser sensibilizado para dimensão missionária da fé e do seguimento a Jesus Cristo. A partilha após a missão recebe o nome de Círculo MAGIS e acontecerá no dia 27 de abril.

A Páscoa Missionária Jovem é a experiência promovida pela Juventude Missionária Salesiana, com vivência também entre os dias 18 e 21 de abril. Esta experiência será nos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Rorainópolis/RR e também na área do Rio Negro.

Durante a formação, foi ressaltada a importância do cuidado e a disponibilidade com o próximo e a prática na ternura de Deus, também em sintonia com o Sínodo para a Amazônia a juventude vivenciou as partilhas formativas.

Via-sacra

Na prelazia de Lábrea/AM, são marcantes as procissões e meditação da Via-Sacra nas casas. Cada setor da diocese prepara as celebrações da Semana Santa. Em Tapauá/AM acontece uma encenação da Via-Sacra. Nas comunidades ribeirinhas, também há celebrações ricas de sinais na Semana Santa.

Na foto ao lado, encenação da paixão de Cristo realizada pela juventude da paróquia de Santa Rita de Cássia, município de Tapauá.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário