A Diocese de Bacabal (MA) realizou, em parceria com o Comitê REPAM Maranhão, entre os dias 17 e 19 de março, o Seminário Diocesano sobre Sinodalidade e Ecologia Integral. Mais de 90 pessoas – entre leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas e jovens participaram do evento, que aconteceu em Poção de Pedras, no Maranhão.
Jean Araújo, coordenador regional e diocesano das CEBs e membro da equipe regional das Pastorais Sociais, explica que o seminário nasceu a partir do grito das comunidades de viver esse processo sinodal e de cuidado da Casa Comum. “Despertou nas comunidades esse desejo de fazer o processo sinodal, a partir da base e das suas vivências em comunidade. Ficou muito forte essa questão do cuidado com a casa comum, que integra toda a criação de deus”, destaca.
Durante a atividade, o grupo refletiu sobre a importância de fortalecer as comunidades, movimentos e pastorais no cuidado com a casa comum. A partir das discussões, o grupo indicou algumas ações, entre elas a realização de seminários nas comunidades, participação em Conselhos Eclesiais e de Direitos.
Comunicação REPAM-Brasil