Com o objetivo de formar equipes regionais para capacitação dos comunicadores a Rede Eclesial Pan-Amazônica/Repam-Brasil realizou, entre os dias 22 e 24 de março, em Brasília, o Encontro de Formação de Comunicadores. Estiveram presentes representantes dos seis regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB que estão na Amazônia, os quais abrangem Amazonas e Roraima, Pará e Amapá, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Jornalistas, publicitários e comunicadores por vocação conheceram o plano de comunicação institucional/organizacional da REPAM-Brasil. O texto foi construído pelo grupo de trabalho de comunicação da rede.

Na programação, foram oferecidas formações e palestras voltadas a fortalecer a comunicação popular e alternativa. A intenção é provocar, estimular e apoiar o processo de transformação social nas comunidades amazônicas. Esta transformação deve acontecer a partir do protagonismo dos lutadores sociais e voltada para os anseios das comunidades.

“Nós conseguimos sintonizar que tipo de comunicação a gente quer fazer na Amazônia, para quem e por quê queremos. E isso é importante, uma comunicação sempre em defesa da vida, o princípio que a REPAM tem e que a gente adota para essa comunicação voltada aos povos da cidade, da floresta, sempre ouvindo, não sendo porta-vozes deles, mas dando o espaço que lhes é de direito”, afirmou o jornalista Paulo Henrique Santiago, membro da Pastoral da Juventude da diocese de Rio Branco, no Acre, e do GT de Comunicação da REPAM-Brasil.

O compromisso do encontro de formação de comunicadores foi programar formações em âmbito regional para outros grupos que atuam nos contextos pastoral e social, dentro da realidade amazônica. Uma das motivações para esta articulação é o Sínodo Especial para a Amazônia. como destaca o radialista de Humaitá, no Amazonas, Antônio da Encarnação.

“O resultado disso tudo ficou bem visível: nós precisamos nos articular, nos organizar, eu falo na situação do regional Noroeste. A partir do encontro temos o norte de como podemos atuar na nossa região, sobretudo nesse pedaço de chão que temos aqui na Amazônia e assim poder divulgar, acompanhar as ações do Sínodo para a Amazônia e aquilo que representa a REPAM para nosso regional Noroeste”, afirmou.

Confira algumas fotos do encontro. 

Papo em Rede

Antes do início do encontro, foi realizada a terceira edição do Papo em Rede, uma roda de conversas voltada para debater temáticas da Amazônia em vista da transformação. Foram os motivadores da roda de conversas com partilhas a partir do tema do Sínodo para a Amazônia o jornalista Paulo Santiago e a gerente administrativa da TV Nazaré de Juína/MT, Sidete Strappazzon.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário