Resultado do trabalho em conjunto de organizações de quatro países, a publicação “Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico” será lançada nesta quarta-feira (23), às 16 horas de Brasília. Cobrindo 85% da área da Pan-Amazônia, que reúne nove países, o documento é composto também por textos analíticos sobre a conjuntura dos países, bem como casos emblemáticos de violação de direitos dos povos da região Pan-amazônia.

A publicação traz dados dos anos de 2017 e 2018 e agrupa os sujeitos sociais sob quatro categorias: Indígenas; diversidade de Comunidades Tradicionais – como ribeirinhos e seringueiros -; Quilombolas; e os Colonos e Pequenos Agricultores (chamados interculturales em Bolívia e Peru), compostos por colonos.

A sistematização dos dados envolveu as seguintes organizações: CPT, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Terra e Território na Amazônia (Gruter) da Universidade Federal do Amapá, Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas – Brasil; Centro de Investigación y Promoción del Campesinado (CIPCA) – Bolívia; Federación Nacional de Mujeres Campesinas Bartolina Sisa – Bolívia; Instituto del Bien Común – de Peru; Asociación Minga – Colômbia; e Universidad de La Amazonia – Colômbia.

 

Fospa em Movimento

A transmissão de lançamento do Atlas será realizada dentro da programação da nona edição do Fórum Social Panamazônico (IX Fospa). A edição ocorreria entre os dias 22 e 25 de março, no entanto sofreu processo de reformulação em decorrência de seu cancelamento por conta do novo coronavírus. A intenção de manter em permanente movimento as propostas de reflexão e as iniciativas de ação anteriormente programadas, culminou na proposição  de uma série de atividades virtuais para o segundo semestre de 2020. A emergência sanitária causada pela pandemia de Covid19 impossibilitou a realização presencial do Fospa, que seria sediado na cidade de Mocoa, Distrito de Puntumayo, na Amazônia colombiana.

 

Serviço

Lançamento do Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico

Quarta-feira, 23 de setembro de 2020

16 horas (horário de Brasília)

facebook.com/CPTNacional

 

Texto: Mário Manzi – Assessoria de Comunicação da CPT Nacional

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário