No próximo dia 6 de outubro celebra-se 1 ano da abertura do Sínodo para a Amazônia, realizado em Roma, durante 21 dias. O evento, que teve como tema “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para a uma Ecologia Integral”, reuniu centenas de pessoas, entre bispos, padres, religiosas e religiosos, leigas e leigos, além de convidados de outras igrejas cristãs. Um ano após a assembleia a Rede Eclesial Pan-Amazônica organiza uma série de atividades e roteiros de oração para celebrar o evento que marcou a história da Igreja.

Uma equipe, formada por pessoas que estiveram no Sínodo como auditores e peritos, está responsável pela organização das celebrações. 4 roteiros de oração foram elaborados, a partir das conversões apontadas no Documento Final e dos sonhos do Papa Francisco presentes na exortação Querida Amazônia. Um roteiro de oração sobre os mártires da Amazônia também fará parte do conjunto proposto pela equipe.

Durante o mês de outubro serão realizadas Lives temáticas sobre os documentos do Sínodo, reunindo peritos, auditores, povos do território e assessores da REPAM. Todas as quintas-feiras, a partir das 19hs, na página do Facebook da REPAM-Brasil, um grupo discutirá uma conversão e um sonho, inspirados no Documento Final do Sínodo e na Exortação Querida Amazônia. Uma Live em conjunto com todos os países da Pan-Amazônia também está sendo preparada para o dia 27 de outubro. A proposta é um balanço sobre o Sínodo e seus impactos para a Igreja e os povos.

De acordo com Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil, o Sínodo, mais do que uma assembleia, em todo o seu processo realizado, marcou profundamente a história da Igreja na Amazônia e não pode ser esquecido. “As celebrações e atividades que estamos propondo nos ajudarão a retomar a caminhada tão bonita que foi vivida e experienciada em toda a Pan-Amazônia”, destacou a religiosa. “Por mais que esse tempo de pandemia tenha dificultado a devolutiva do Sínodo para os territórios, temos visto e acompanhado muitas atividades e encaminhamentos nas dioceses, prelazias, paróquias e comunidades que precisam ser visibilizados e celebrados”, concluiu Ir. Irene.

Os roteiros celebrativos serão disponibilizados no site da REPAM-Brasil e distribuídos para os regionais de forma eletrônica. O calendário das Lives será divulgado nas redes sociais da Rede.  Acompanhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário