Tem início nesta terça-feira (22) o Fórum On-line Querida Amazônia. Promovido pela articulação das juventudes da REPAM-Brasil, a proposta da atividade é estimular e animar os jovens a conhecerem e trabalharem a encíclica Laudato Si’ e a beberem mais do Sínodo para a Amazônia, das propostas e se tornarem multiplicadores nas bases.

A formação dos jovens de forma virtual ocorre como uma alternativa ao contexto de pandemia, que não permite a realização de atividades presenciais. Assim, a equipe de coordenação pensou todo uma proposta metodológica que irá trabalhar a Laudato Si’ e o processo sinodal, desde a proparação do Sínodo até a exortação Querida Amazônia.

De acordo dom Diego Aguiar, um dos articuladores da proposta, serão 3 fóruns sobre a Laudato Si’ e 3 fóruns sobre o Sínodo, cada um com uma dupla de regionais que compõem a Amazônia Brasileira. “Para cada regional nós abrimos de 15 a 20 vagas para participação. Os jovens articuladores está fazendo a proposta e sondagem no seu regional”, explicou Diego.

Ainda, segundo Aguiar, a expectativa é que nesse processo do Fórum o processo de articulação das juventudes em cada regional seja ampliado, além de potencializar as discussões sobre questões amazônicas e sobre a Laudato Si’. “E que possam, cada vez mais, conhecer e aplicar as propostas do Sínodo para a Amazônia”, completou.

Para a coordenação, o fórum é também uma oportunidade de reforçar a articulação da REPAM nos territórios, dioceses e regionais e fortalecer as ações em rede a partir das juventudes.

Depois dos 6 encontros do Fórum, será realizada uma atividade com todos os participantes das etapas anteriores para que se conheçam e compartilhem experiências, tudo com uma metodologia específica que favoreça o diálogo e a partilha.

Confira a programação do Fórum:

 

Laudato Si’

Regionais Norte 1 e Norte 1:  22 de setembro (18h30 AM/RR)

Regionais Norte 3 e Nordeste 5: 24 de setembro (19h Brasília)

Regionais Noroeste e Oeste 2: 27 de setembro (19h RO)

 

Sínodo para a Amazônia

Regionais Norte 1 e Norte 1:  20 de outubro (18h30 AM/RR)

Regionais Norte 3 e Nordeste 5: 15 de outubro (19h BSB)

Regionais Noroeste e Oeste 2: 18 de outubro (19h RO)

 

Encontro Ampliado: 07 de novembro (16h – Brasília)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário