Primeira Assembleia Territorial – Maranhão, junho de 2018.

Realizar um fórum temático sobre o Sínodo para a Amazônica, contribuir com a reflexão dos assessores que participarão da construção do Documento Laboris do Sínodo e consolidar uma reflexão a partir das escutas realizadas no caminho sinodal são os objetivos do encontro de teólogos e teólogas que será realizado nessa semana, entre os dias 28 e 31 de janeiro.

Organizado pela REPAM-Brasil e Rede de Igrejas e Mineração, a atividade reunirá 18 teólogos e especialistas nas Pontifícias Obras Missionárias/POM, em Brasília. Segundo Irmã Maria Irene Lopes, secretaria executiva da REPAM-Brasil, a proposta é que os teólogos convidados para a atividade contribuam com uma visão teológica sobre as escutas realizadas para o Sínodo. “Nossa expectativa é de que eles possam nos ajudar a refletir a partir do que vem da base, auxiliando nossos peritos”, afirmou Ir. Irene.

Pe. Dário Bossi e Moema Miranda, assessores da REPAM-Brasil e membros da Rede de Igrejas e Mineração, são os articuladores do encontro que começa nessa segunda-feira (28) e pretende situar o Sínodo no contexto da Igreja Universal, trazendo a perspectiva do Papa Francisco de, com o Sínodo, ter a Amazônia como região estratégica para uma reflexão sobre toda a Igreja.

De acordo com o Pe. Dário, entre as propostas da atividade, pretende-se “aprofundar os temas mais importantes que o texto de estudo, que foi elaborado para preparar o Sínodo, ofereceu para as comunidades. Assim, tentaremos aprofundar o tema da ministerialidade, de um novo rosto da Igreja na Amazônia, a partir também de novas proposta formativas”, afirmou o padre. “Tentaremos aprofundar o papel da mulher, o papel dos leigos e das leigas na Igreja amazônica. Também, tentaremos compreender a Amazônia a partir da sabedoria e das propostas de vida e da espiritualidade dos povos indígenas. E, finalmente, nos debruçaremos sobre o papel profético, urgente, da Igreja em defesa desses territórios”, concluiu Dário.

O encontro está dividido em três partes, como o Documento Preparatório do Sínodo: ver, discernir e agir. A expectativa é que ao final dos trabalhos o grupo tenha contribuído com as reflexões, tendo subsidiado os peritos, que contribuirão com a escrita do Documento Laboris do Sínodo, com temas teológico-pastorais que emergiram das escutas das bases.

Participam do fórum, teólogos brasileiros de diferentes regiões do Brasil e atuantes na Amazônia, como Pe. Ricardo Castro, de Manaus, e o monge beneditino Marcelo Barros. O padre Peter Hughes e Fernando Roca vêm de Lima (Peru) para participar da atividade. Seguindo a linha de Francisco de abertura e ecumenismo, a teóloga luterana Nancy Cardoso também foi convidada e participa do encontro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário