*Texto de Daniel Carvalho publicado originalmente na Revista Fragmentos de Cultura
Resumo: o presente artigo interpela como se estruturam as relações tecidas entre a ideia bíblica de Justiça e o conceito atual de justiça socioambiental. Tal feita fundamenta-se sobre o alargamento do conceito bíblico e jurídico e seu emprego em âmbitos religiosos, especialmente pela Igreja Católica. Em razão disso, o objeto investigado diz respeito ao magistério do Papa Francisco, com especial destaque para a Carta Encíclica Laudato Si’ e para a Exortação Apostólica Querida Amazônia. Por meio de pesquisa exploratório-bibliográfica identificamos no arcabouço da hermenêutica bíblica e da Teologia da Criação os indícios para tal vinculação. Os resultados encontrados indicam que as aproximações, iluminadas pelo Papa, entre justiça social e justiça ambiental são parte integrante da fé cristã e possui raízes profundas já na tradição judaica.
Clique AQUI e acesse a íntegra
** Daniel Carvalho é doutorando e mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Especialista (lato sensu) em Liturgia Cristã (Faje/Rede Celebra). Licenciado em Filosofia (IFITEG) e Letras-Libras (UFG). E-mail: dancarvalho90@gmail.com.
Ler a Bíblia é realmente uma prática enriquecedora, que vai além de um simples ato de leitura. Ela nos oferece sabedoria, conforto e direcionamento espiritual. É incrível como cada vez que mergulhamos nas escrituras, descobrimos algo novo e relevante para nossas vidas. Obrigado por compartilhar essa reflexão inspiradora!