O fórum temático “de e para mulheres” refletiu e apresentou propostas para orientar a participação das mulheres na Igreja e na sociedade.

Nesta quinta-feira, 24 de junho, cerca de 80 mulheres da Pan-amazônia, América Latina, América do Norte e Europa se reuniram em um espaço de escuta, reflexão e elaboração de propostas para o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe 2021. 

No Fórum Temático de Mulheres na Pan-Amazônia “de e para mulheres”, por meio de testemunhos, missões e sonhos, foram feitas propostas para que a Igreja possa viver uma sinodalidade mais corporificada. A partir da reflexão em grupo e da plenária, ficou evidente que ainda há muito a construir e trabalhar no futuro.

Para a missionária leiga María Eugenia Carrizo, o evento foi um momento enriquecedor, onde foi possível compartilhar e refletir sobre a Igreja dos sonhos e sobre os desafios de ser uma Igreja com um rosto plural e diverso.

“Acreditamos que o que vivemos hoje é apenas um vislumbre da igreja que sonhamos em termos de participação e possibilidade, e não será o primeiro encontro que as mulheres que vivem na Amazônia terão, mas é a porta que abre-nos para novos horizontes ”, assegurou.

Para Carrizo, as propostas geradas no fórum não dizem respeito a uma igreja clerical estruturada, mas sim a uma igreja de discípulos em igualdade de condições onde todos trabalham para construir o reino.

O evento buscou gerar um espaço de reflexão e escuta com, por e para as mulheres e, assim, conhecer suas inquietações e propostas para nortear sua plena participação na Igreja e na sociedade. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Mulheres REPAM e realizada virtualmente no dia 24 de junho.

Confira o comunicado enviado à imprensa em outros idiomas

English                Español               Français              Português

Comunicação REPAM-Brasil, com informações de Carmen Julia Luján

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário