Notícia

Dois seminaristas da Arquidiocese de Palmas embarcaram na quinta, 5, para participar da I Experiência Vocacional Missionária Nacional: Pés a Caminho, na Arquidiocese de Manaus-AM, em comunhão com o 3º Ano Vocacional. Com o tema “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo” e o lema “Cristo aponta para a Amazônia”, a vivência irá receber seminaristas, religiosos, bispos, formadores e membros da Juventude Missionária dos 19 regionais da Igreja do Brasil.  

João Tarcísio, seminarista propedeuta, é um dos participantes da experiência e explica que as expectativas se misturam à alegria de servir. “A Igreja nos forma durante todo o ano formativo, nos trabalha humanamente, intelectualmente e espiritualmente para que nós partamos em missão, para que tudo isso se traduza no serviço pastoral. Então eu estou indo cheio de alegria e de desejo de descobrir, de servir e de conhecer aquele povo, aquela realidade e me alimentar disso também. Alimentar a minha espiritualidade e alimentar o meu chamado, sempre com muita gratidão e humildade”, comenta. 

O outro jovem que irá representar a Arquidiocese é Simão Pedro, seminarista da etapa do discipulado, que fala da importância de conhecer um novo cenário de missão tanto em âmbito pessoal, quanto para agregar na realidade missionária em Palmas. “Eu espero que nós possamos tirar um bom proveito dessa missão para que nós possamos trazer também esse aprendizado e essa experiência para Palmas, que também é uma realidade de missão, talvez não tão árdua quanto às realidades de Manaus, que eu ainda não conheço, mas com suas particularidades e também necessidades. Então eu espero que essa missão seja também esse marco na minha vida, para que eu possa também tê-la como referência para muitas coisas.” 

O reitor do Seminário Menor, Padre Pedro Henrique, explica ainda a importância do envio missionário na formação dos seminaristas para a Arquidiocese de Palmas: “Dom Pedro sempre fez muita questão que os seminaristas fizessem diversas experiências missionárias ao longo do processo formativo. Julgo que essa experiência será muito edificante, ainda mais porque se encontra no contexto do ano vocacional do Brasil, então é um despertar para diversas vocações na Arquidiocese de Manaus. Os meninos terão contato com essa realidade e farão novas amizades, receberão as estruturas pastorais e missionárias da Igreja em Manaus. Além do mais, fortaleceram suas vocações e receberão o cuidado do povo de Deus. Então o objetivo dessa missão é que eles possam se encantar mais por Jesus e pela Igreja.” 

A experiência será realizada entre os dias 5 a 17 de janeiro e foi organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Arquidiocese de Manaus. 

*com informações da Arquidiocese de Palmas 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário