O presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, Dom Evaristo Pascoal Spengler, entregou, na manhã desta segunda-feira (6), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o relatório da visita técnica, realizada em dezembro do ano passado, na ilha do Marajó (PA), sobre o programa “Abrace o Marajó”.
A entrega do documento ocorreu no bairro de Caju Una, município de Soure, no Marajó (PA), durante a visita da ministra ao Estado. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas – entre quilombolas, pescadores, extrativistas, caranguejeiros e representantes de associações, cooperativas e comunidades.
O relatório, elaborado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA) a pedido da REPAM-Brasil, pede uma revisão interministerial do programa Abrace o Marajó.
Durante a visita técnica, o grupo ouviu cerca de 150 pessoas, entre lideranças comunitárias, quilombolas, indígenas e assentados, defensores e defensoras públicas, promotoras e promotores de justiça, acadêmicos/as e políticos da região do Marajó. Os encontros foram realizados, entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2022, em Belém e Soure, na ilha do Marajó.