A Diocese de Roraima (RR) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-RORAIMA divulgaram a Carta Compromisso do Seminário Laudato Si’ e da 6ª Semana Social Brasileira de Roraima. No documento, as organizações se comprometem com a defesa e promoção da Vida: por Terra, Teto, Trabalho, Campo, Águas e Florestas.
Entre as principais metas estabelecidas na carta, destacam-se o apoio e fortalecimento da luta e protagonismo dos povos indígenas, camponeses, florestais e dos recursos hídricos. A rejeição ao agronegócio, ao desmatamento, mineração e hidrelétricas, com suas graves implicações ambientais, também figura como uma prioridade.
Outro compromisso apontado no documento é a defesa do ecossistema lavrado, reconhecendo sua singularidade e biodiversidade. A promoção da segurança e soberania alimentar, o uso responsável da água e da energia e o cuidado com o descarte adequado de resíduos são ações vitais para a sustentabilidade.
As organizações também assumem como compromisso o combate a violência contra grupos vulneráveis, como mulheres, jovens, crianças, idosos, indígenas, migrantes, ambientalistas, LGBTQIAPN+, comunidades periféricas, população em situação de rua e pessoas negras.
Clique AQUI e confira a íntegra