Referência no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado do Pará, a religiosa amazônida Marie Henriqueta Cavalcante venceu o Prêmio Inspiradoras 2023, iniciativa do Instituto Avon e da plataforma Universa UOL.
Nascida na cidade de Eirunepé (AM), Irmã Marie Henriqueta mudou-se com seus pais para Belém, no Pará, aos 13 anos. Aos 18, decidiu seguir a vida religiosa e partiu para São Paulo, onde estudou biologia e desde então se dedica a conscientização e acolhimento das vítimas de violência de gênero.
A religiosa também coordena, desde 2009, o eixo de enfrentamento da violência sexual e o tráfico de pessoas da CBJP no Amapá e no Pará e, ao longo da sua trajetória, já atendeu mais de 2.500 casos de exploração e violência sexual.
Durante a cerimônia, Henriqueta agradeceu a premiação e falou sobre as ameaças e perseguições que sofreu ao longo da sua trajetória. “Gratidão! É a palavra que cabe no meu coração nesse momento, não tem como não chorar, não tem. Primeiro, porque eu recebi a notícia de que eu estava entre as finalistas do Prêmio num momento muito difícil, de perseguição”, lembrou.
“Quem conhece minha trajetória sabe que lutar numa região como a nossa precisa ter muita coragem. E é o que eu tenho tido faz muitos anos, quando eu tenho a capacidade de navegar pelos nossos rios na nossa Amazônia, especialmente no estado do Pará, para denunciar de forma corajosa a exploração sexual das nossas meninas e meninos. Quando eu tenho a coragem de ultrapassar as fronteiras que cruzam nosso estado como Caiena e Suriname para salvar as mulheres que foram traficadas e, hoje, eu quero dizer para vocês que esse prêmio ele só vem confirmar que realmente eu sou uma mulher corajosa, eu sou!”, afirmou.
Henriqueta finalizou reafirmando o seu compromisso com a defesa e proteção de mulheres e meninas em situação de violência. “Quero garantir para aqueles e aquelas que dependem do meu amor e do meu serviço que eu continuarei o meu trabalho com muita garra e determinação e não importa quem está incomodado. O que vale eu dizer é que a vida pertence a quem se atreve. E eu terei a coragem, enquanto eu for viva, de lutar por aqueles e aquelas que estão com seus direitos violados”.
Assista:
O prêmio
O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em cinco principais causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.